Actividades Náuticas_


Actividades Náuticas

O fato do Arquipélago dos Açores ser constituído por 9 ilhas não muito distantes uma das outras e de ter sido e continua ainda a ser ponto de paragem obrigatório para quem atravessa o Oceano Atlântico faz com que esta atividade seja bastante recomendada nos Açores.

As paisagens a partir do mar são únicas e fabulosas e há os recantos, locais de abrigo, praias e baías abrigadas que convidam a uma paragem ou um mergulho. E depois há os golfinhos que nos acompanham em jeito de brincadeira, as baleias ao largo, tartarugas…Enfim um mundo maravilhoso a descobrir que apenas a viagem à vela o permite.

vela_0002_Barco_à_Vela vela_0001_Barco_à_Vela[1] vela_0000_Barcoa à vela

Existem vários locais nos Açores reconhecidas para a prática de surf, devido à diversidade da orla costeira, umas vezes alta e escarpada, outras vezes suave e arenosa, o que permite a formação de ondas com qualidade.

Esta atividade pode ser praticada durante todo o ano devido às temperaturas amenas e constantes tanto do ar como da água.

surf_0002_Areal_de_Santa_Bárbara[1] surf_0001_Surf 2 surf_0000_Surf_[1]

A grande profundidade do Oceana Atlântico junto às costas dos Açores permite a existência de peixes de grande porte, fazendo com que o Arquipélago seja um destino de eleição para os amantes desta atividade.

Para além das várias espécies de tunídeos existentes nestes mares como a Albacora, o Patuto e o Bonito, deveremos salientar o Espadim Azul e o Espadim Branco como sendo as espécies de eleição. Esta atividade é sazonal e a pesca resultante não poderá ser para fins comerciais.

pesca_0002_Pesca_Desportiva 3 pesca_0001_Pesca_Desportiva[1] pesca_0000_Pesca_Desportiva[2

O imenso mar azul dos Açores esconde inúmeros segredos e tesouros.

O difícil é começar pois existem diferentes tipos de mergulho, mas o melhor será mesmo começar por um batismo de mergulho.

As zonas costeiras e baixas com grutas e arcadas submarinas. Barcos naufragados que albergam peixes e vegetação. Águas profundas onde majestosamente nadam os grandes peixes do mar. Fumarolas subaquáticas que escodem mistérios…

Todo um universo subaquático para descobrir.

mergulho_0001_Formigas_e_Dollabarat[1] mergulho_0000_PauloPacheco-NG (2) mergulho_0000_Mergulho[1]

Remando calmamente através das serenas águas das Lagoas de S.Miguel esta é uma oportunidade única de se apreciar todo o esplendor da beleza existente em seu redor. A calma e serenidade, transmitida pelo audível silêncio do voo das aves e o sussurro do vento na encosta. Uma experiência deveras extasiante!

canoagem_0003_Caiaque[1] canoagem_0002_Caiaque[2] canoagem_0001_Canoagem_[1] canoagem_0000_Canoagem[2] canoagem_0000_Canoagem

Foi proibida em 1986, deu lugar a uma atividade que hoje defende o bem-estar e a preservação destes animais: a observação de baleias.

Os Açores são atualmente um dos maiores santuários de baleias do mundo. Nas suas águas podem-se avistar mais de 20 tipos diferentes de cetáceos. A saída de barco é precedida de um briefing explicativo sobre as espécies a avistar, normas de segurança e procedimentos a adotar para não interferir com a vida marítima. As expedições regra geral têm uma duração de 3 horas.

A emoção cresce à medida que a embarcação de fibra ou semirrígido avança pelas águas e culmina com avistamento destes grandes mamíferos. No final fica o desejo de regressar ao mar.

whalewatching_0003_Whale watching 1 whalewatching_0003_Barbatana de Baleia whalewatching_0002_Whale watching 2 whalewatching_0001_Whale watching 5 whalewatching_0000_Whale watching 10

Mergulhar no imenso azul do mar dos Açores, ver e ouvir os golfinhos no sem ambiente natural é uma experiência única e que muito dificilmente vai esquecer.

Esta atividade, embora de impacto reduzido, tem as suas condicionantes: o mar tem que estar em ótimas condições, os vigias têm que os localizar e o mais importante, tem-se que esperar que estes animais nos deixem aproximar, porque apesar de tudo são animais selvagens no seu habitat natural.

golfinhos_0002_Dolphins swimming golfinhos_0001_Golfinhos 2 golfinhos_0001_Bruno Sampaio- golfinho (2) golfinhos_0000_Golfinhos