Actividades Terrestres


Actividades Terrestres

“Take a walk on the Wild Side”

Conheça os Açores sob outro ponto de vista e de certa forma aventureiro.

Esta atividade, que pode ser realizada ou em meio-dia ou dia inteiro, permite conhecer as principais atrações das ilhas, mas utilizando caminhos alternativos, paisagens e lugares escondidos, que não são conhecidos nos percursos habituais das excursões.

jeep_0001_JEEP TOUR na TRONQUEIRA jeep_0000_Vector Smart Object jeep_0000_Jeep Tour

Desde o povoamento do Arquipélago que o cavalo está presente no quotidiano dos Açores, por isso mais do que uma atividade andar a cavalo é uma tradição. Os passeios a cavalo aliam a espetacular experiencia de montar à vivência com a natureza. Descobrir trilhos, lagoas e paisagens fascinantes a cavalo será uma experiência única e inesquecível.

cavalo_0002_Passeio a cavalo III cavalo_0001_Zona Norte da ilha do Faial cavalo_0001_Passeio a cavalo IV cavalo_0000_Passeio a cavalo IX

​As 9 ilhas dos Açores são um paraíso no meio do Oceano Atlântico por descobrir. Todas as ilhas são diferentes, todas têm o seu perfume, mas existe um elemento comum: a natureza.

Durante muito tempo o modo de viajar entre localidades, na mesma ilha era por mar, de fato os caminhos existentes eram escassos, de terra batida, onde passavam as pessoas e claro está cavalos, burros, mulas, o gado…Esses caminhos eram também usados pelas pessoas para irem às festas das localidades vizinhas.

São esses trilhos que agora estão a ser recuperados e que cada um dos desses trilhos passa por zonas de beleza excecional, onde a vegetação endémica, as magnificas paisagens vulcânicas se unem com o verde da terra e o azul do mar.

Devido a condições meteorológicas e de terreno alguns trilhos poderão estar indisponíveis. Antes de partir informe-se sobre as condições, alertas e recomendações que possam existir.

passeio_0003_Passeios_Pedestres_-_Lagoa_das_Sete_Cidades[1] passeio_0001_Trilho_-_Subida_à_Montanha_do_Pico_[1] passeio_0000_Trilho_Lagoa_do_Fogo_[1]

Actividades ao ar livre que permitem desenvolver e fortalecer o espírito de equipa, num descontraído e lúdico. Desde a construção de jangadas, ao body-basket, passando pelo ski humano, tiro ao alvo com flecha, actividades de orientação.

team_0002_Team building 2 team_0001_Team Building 3 team_0000_Team building

“Os Açores como Porto de Abrigo para as aves”

Devido à sua localização geográfica os Açores são considerados uma zona extraordinária para a observação de aves.

Apesar da população residente e nidificante dos Açores ser pouco numerosa, não ultrapassa as 40 espécies, chegam todos os anos ao arquipélago aves provenientes do continente americano na sequência dos seus voos migratórios e do continente europeu para escapar a tempestades e recuperar forças para continuar a sua jornada, o que permite observar nos Açores aves que só poderiam ser observadas nos seus locais de origem.

Como aves endémicas existe o “Prioulo” na ilha de São Miguel, esta ave rara que esteve em vias de extinção e que devido à intervenção humana está em recuperação e o “Painho-de-monteiro” ave endémica da Ilha Graciosa.

aves_0002_Priolo[1] aves_0002_Milhafre[1] aves_0001_Observação_de_Aves[1] aves_0000_Observação_de_Aves[2]

Vulcanismo

De origem vulcânica os Açores apresentam uma riqueza e variedade de fenómenos vulcânicos, que são testemunho do poder da natureza e que impressionam e geram uma miscelânea de emoções a quem nos visita.

Dos 1766 vulcões que estão na origem dos Açores: nove ainda estão ativos. As paisagens das ilhas são constituídas por lagoas, caldeiras secas, fumarolas e nascentes termais. No subsolo existem cerca de 300 cavidades vulcânicas: grutas, algares e fendas. No mar encontram-se fontes geotermais submarinas. Tudo isto em apenas 9 ilhas situadas no meio do Oceano Atlântico.

vulcao_0002_Algar_do_Carvão[1] vulcao_0001_Gruta_do_Natal[1] vulcao_0000_Vista_sobre_a_Furna_do_Enxofre[1]