Excursões em São Miguel_


Excursões

Furnas – Dia Inteiro

 

Partida de Ponta Delgada pela estrada do Norte em direcção à Ribeira Grande. Paragem conforto e visita do centro da Ribeira Grande, segunda Capital da Ilha.

No caminho para as Furnas, paragem no Miradouro de Sta. Iria, para admirar a costa Norte da Ilha e paragem para visita das plantações e da fábrica de Chá Gorreana.

Nova paragem no Miradouro do Pico do Ferro, onde os visitantes poderão admirar a fascinante vista do Vale das Furnas, no fundo de uma cratera, a Vila e o Lago, rodeados por uma vegetação luxuriante.

Visita do Vale das Furnas, onde podem ser vistos fenómenos vulcânicos ainda em actividade, assim como as diferentes nascentes de águas minero-medicinais frias e quentes.

Almoço no Hotel Terra Nostra. Após o almoço, visita ao Parque Terra Nostra, do séc. XIX, com os seus 20 hectares de diferentes variedades de Plantas e Árvores trazidas de todas as partes do mundo.

Partida para Ponta Delgada pela estrada do Sul, passando pelo Lago das Furnas, Vila Franca do Campo (primeira Capital da Ilha) e Lagoa.

Furnas_0019_IMG_0772 Furnas_0015_IMG_0780 Furnas_0013_IMG_0783 Furnas_0003_IMG_0861

Lagoa do Fogo – Meio Dia

 

A partida poderá ser da manhã ou da tarde, uma vez que esta excursão tem a duração de 3 horas. Partida de Ponta Delgada em direcção à Costa Norte, para visita da Ribeira Grande e seus arredores.

Breve paragem na Ribeira Seca para visita dum fontanário renascentista que juntamente com o povoado, foi destruído pela erupção vulcânica de 1563.

Continuação do percurso até à Ribeira Grande onde se pode admirar o seu casario dos séculos XVII e XVIII. Visita dos principais monumentos da cidade.

Continuação pela estrada montanhosa da Lagoa do Fogo, pela encosta Norte do Pico da Barrosa. Paragem no Miradouro para admirar o maravilhoso lago e as suas margens, avistando igualmente uma extensa zona da Costa Norte e o mar pelo lado Sul.

Descida da montanha em direcção à Vila da Lagoa por uma estrada donde se avista o maciço das Sete Cidades e a orla marítima Norte e Sul.

Paragem na Vila da Lagoa para visita da cerâmica onde se fabricam as típicas loiças regionais. Regresso a Ponta Delgada.

LF_0002_IMG_0752 LF_0004_IMG_0739 LF_0001_IMG_0755

Lagoa do Fogo e Furnas – Dia Inteiro

 

Partida de Ponta Delgada passando pela Lagoa na costa Sul, em direcção ao Pico da Barrosa. Na subida e perto do topo, podem avistar-se ambas as costas.

Paragem no cimo da montanha para admirar a paisagem. Descida pelo lado Norte parando no Miradouro da Lagoa do Fogo para admirar, não só o bonito e calmo Lago, mas também a paisagem que o rodeia. Continuação da descida para a cidade da Ribeira Grande, à beira mar, onde existe uma excelente colecção de Arquitectura Barroca dos Séc. XVII e XVIII.

Paragem conforto. No lado Norte da Ilha, no Miradouro de Santa Iria, pode avistar-se uma grande extensão da costa Norte. De seguida, e ainda no lado Norte, a excursão continua para as Plantações de Chá Gorreana.

Paragem para ver os arbustos plantados em sistema de terraços. Continuando através do planalto da Achada das Furnas, uma área de pastagens, chegamos ao Miradouro do Pico do Ferro, de onde podemos observar a maior e mais antiga cratera vulcânica, no fundo da qual se encontra o Lago e a estância Termal das Furnas.

Esta é uma das mais ricas hidrópoles do mundo, uma vez que possui 22 tipos diferentes de águas minero-medicinais. Descida para a Vila para almoço no Hotel Terra Nostra. Após o almoço, passeio pelo bonito e romântico Parque, com a oportunidade de observar várias espécies botânicas, trazidas de todo o mundo. No Parque, existe também uma piscina termal.

Do Hotel Terra Nostra e ainda no Vale das Furnas, continuação para as Caldeiras, fenómenos vulcânicos únicos no mundo e os mais importantes dos Açores.

Regresso a Ponta Delgada, passando ao longo do Lago das Furnas, Vila Franca (a primeira Capital da Ilha) e as praias de Água d’Alto e Pópulo.

LF_0002_IMG_0752 LF_0004_IMG_0739 LF_0001_IMG_0755 Furnas_0021_IMG_0767

Nordeste – Dia Inteiro

 

Partida de manhã de Ponta Delgada, seguindo pela estrada do Sul. Paragem em Vila Franca, a primeira capital da Ilha, e visita da Igreja de São Miguel, uma das mais antigas Igrejas da Ilha, construída em Estilo Gótico e com um bonito trabalho de talha dourada nos altares.

Continuação do percurso, passando pelas Furnas em direcção à Povoação, na parte Sudeste da Ilha, local de desembarque dos primeiros navegadores Portugueses.

Visita da zona ribeirinha. Continuação para a Ponta da Madrugada, um dos mais agradáveis Miradouros da Ilha, sobranceiro ao mar. A excursão continua para a Vila do Nordeste.

Almoço em Restaurante local.

Continuação da excursão através de várias freguesias inseridas numa diferente paisagem, no sopé do Pico da Vara, a montanha mais alta da Ilha.

Regresso ao fim do dia a Ponta Delgada pelo lado Norte da ilha.

E_Nordeste_0002_Nascer do Sol E_Nordeste_0001_Nascer do Sol1 E_Nordeste_0000_Vector Smart Object

Sete Cidades – Meio Dia

 

Esta excursão tem a duração de 3 horas, podendo ser feita da parte da manhã ou da parte da tarde.

Partida de Ponta Delgada com destino à zona mais ocidental da Ilha, onde se situa o Maciço Montanhoso das Sete Cidades e os seus belos Lagos.

Percurso através da Estrada Sudoeste, ao longo da costa, zona de pastagens em vários tons de verde contrastando com o gado característico destas Ilhas.

Chegada e paragem no Miradouro das Vista do Rei, um dos pontos mais importantes e de onde se observa o magnifico conjunto dos Lagos Verde e Azul e da enorme cratera que os envolve.

Regresso a Ponta Delgada pela Estrada de montanha, situada na zona noroeste, com paragem no Pico do Carvão, onde se avistam as costas Norte e Sul da Ilha.

Nos arredores de Ponta Delgada, visita das Plantações de Ananases em estufa, onde se poderá observar como este fruto tropical é cultivado. O Licor de ananás pode ser provado nas Plantações.

Regresso a Ponta Delgada.

Sete Cidades – Dia Inteiro

 

Partida de Ponta Delgada em direcção ao maciço montanhoso das Sete Cidades.

Após saída de Ponta Delgada, o percurso realiza-se através da Estrada Sudoeste, ao longo da Costa, ladeada por pastagens verdejantes onde pasta o gado durante todo o ano. Paragem no Miradouro da Vista do Rei, magnifica vista sobre as Lagoas das Sete Cidades – a Lagoa Verde e a Lagoa Azul – no fundo de uma enorme cratera.

O percurso continua através de estradas rurais de rara beleza. Da estrada podem observar-se longas extensões das Costas Norte e Sul, incluindo o maciço montanhoso na central da Ilha. Almoço típico no Restaurante “Cavalo Branco” na zona da Bretanha, outrora povoada por pescadores de origem francesa.

Após o almoço, visita às Plantações de ananases em estufas, onde se poderá observar as diferentes fases de crescimento deste fruto tropical. A visita termina com uma prova de licor de ananás.

Regresso ao Hotel ao fim do dia.

SC_0009_IMG_0653j SC_0001_PDL009 Crater Lakes (3) SC_0005_IMG_0689

Sete Cidades e Lagoa do Fogo – Dia Inteiro

 

Partida de Ponta Delgada em direcção à Lagoa, na costa Sul. Na subida para o Pico da Barrosa, podem avistar-se ambas as costas da Ilha.

Paragem no Miradouro da Lagoa do Fogo, na descida para a capital do Norte – Ribeira Grande. Paragem conforto na Ribeira Grande. Continuação para o Oeste, passando pela Ribeira Seca, Rabo de Peixe, Calhetas e Fenais na costa Norte. Almoço em Restaurante nas Capelas.

Depois do almoço regresso à costa Sul em direcção às Sete Cidades. Paragem no Miradouro da Vista do Rei. Regresso a Ponta Delgada pelo Pico do Carvão, parando no seu Miradouro onde se podem avistar ambas as costas Norte e Sul.

SC_0009_IMG_0653j SC_0001_PDL009 Crater Lakes (3) LF_0002_IMG_0752